ADAPTAÇÃO A NOVOS SISTEMAS OPERACIONAIS – WINDOWS SEVEN.

Sabemos hoje em dia que o mundo da informatica se atualiza rapidamente, um troca troca muito constante e passageiro, como quem veste uma cueca nova a cada dia.

E  como nos adaptarmos a essas mudanças tão repentinas, ou as vezes radicais, ou quem sabe (para muitos) invalidas? Bom, quando uma coisa esta mudando, siginifica qe necessita de reparos, atualizações, melhorias ou até mesmo rotinas de projeto. Pois bem, nessa dica pratica iremos destacar algumas relações praticas entre Windows XP x Windows Seven.  Muitos usuarios, aqueles bem (ou mal) acostumados sentiram  algumas dificuldade ao migrar de tecnologia, tendo em visto que a sempre utilização de um sistema prático, ágil e acessivel, não os dava a ideia repentina de mudança ou necessidade de migração para um novo sistema operacional. É ai então que a  era Windows XP começou a ser ameaçada pelo até então promissor Windows Vista que, que dava indicios de que a nova evolução tecnologica estava caminhando por ali , e a mudança seria inevitavel, para todos. E então, Não foi o que vimos. Mais porque?  Sabemos que o Vista foi uma negação no brasil poucos usuarios se adaptaram, o sistema pouco se dinfundiu e portanto o fracasso foi quase “total”.   Alem da proposta  repentina e brusca da  mudança de habitos que causaria  no usuario brasileiro,  com a ideia de deixar um sistema aparentemente bom e “estavel”  para mais robusto e complexo, outros fatores tambem contribuiram bastante para a não disseminação do vista no nosso cenario (Isto poderemos ver em outro post, mais adiante).

      Para muitos, a extinção do windows XP significa o fim, a retaliação, o boicote a usuarios, a necessidade de mais um curso, de mais tempo de adaptação, e consequentemente, menos tempo de navegação, trabalho ou lazer no computador. Mais não é bem assim. O desenvolvimento de novos sistemas vem com o tempo melhorando cada vez mais a interatividade do usuario com as novas tecnologias, retirando um pouco o “atraso” de informações passadas, com novos sistemas de segurança, criação de novas soluções que estavam ausentes em sistemas antigos, interatividade, mais informação, tecnologia, dentre muitas outras vantagens.

      Alguns fatores que nos servem como exemplo sobre  necessidade do desenvolvimento de novos sistema. Podemos Citar por exemplo, o auto índice de pirataria, quando mais se passa o tempo,  mais esse tipo de situação se torna um problema, o sistema se torna sujo ao se espalhar virtualmente com versões modificadas e muitas vezes infectadas, dificultando muitas vezes o usuario o aceso ao mesmo, muitas vezes confundindo-os com problemas de hardware, ao inves de software ( isso tambem atinge os técnicos em informática )

Outro Fator importante que podemos citar é a segurança da informação. No geral, é a segurança do usuario, do operador que esta interagindo junto com o sistema.  Os novos sistemas se adaptam não so a invasores virtuais, mais sim aos invasores fisicos, ou melhor dizendo, os propios usuarios ali que gostam de dar uma olhadinha no pc, ou os famosos “curiosos”.  A necessidade de soluções mais poderoas contra malwares, trojans, keyloggers, etc tornam sistemas antigos mais vuneraveis, pois com o passar do tempo  eles se tornam mais “exploraveis” e “acessiveis” pela comunidade em geral, não e a toda em que verificamos a alta incidencia de XP’s altamente modificados ou infectatos por falhas de segurança.

                 

Chegando ao ponto de interesse, podemos demonstrar algumas caracteristicas que fazem o Sistema Operacional Windows Seven se tornar o mais promissor, e fazer com que muitos usuarios mudem para o futuro, façam a mudança e apreciem:

>>> O que o Windows 7 traz de vantagens

 

1. Visual mais agradável – O Windows 7 mantém algumas características visuais do seu antecessor como o Aero, do Vista. Mas elas ficaram muito mais caprichadas e organizadas. Um grande ponto é a famosa barra do iniciar que surgiu no longínquo Windows 95 e está bem melhor agora. Reparem no Windows Live Messenger. Antes ele ficava ao lado do relógio em um ícone pequeno e agora está na barra de programas em execução. O efeito de visualização das janelas minimizadas também é muito agradável e prático. Este comportamento é padrão para todos os programas em execução. Outra característica interessante é que, ao passar o mouse sobre os itens, o sistema o mostra na tela alternando as janelas em exibição. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o Windows Live Messenger na barra de programas em execução, o sistema mostra opções condizentes com o aplicativo. No caso do MSN é possível acessar sua caixa postal ou mesmo mudar o status de on-line para ocupado, por exemplo.  

Foto: Reprodução

Barra de iniciar aprimorada mostrando miniaturas dos programas em execução. (Foto: Reprodução)

2. Requisitos mínimos de sistema – Um dos tiros no pé do Windows Vista, os requisitos mínimos exigidos para sua execução eram bem fortes perante aos computares que as pessoas tinham em casa, ou seja, para ter o Windows Vista com bom desempenho só em um PC novo e potente. O Windows 7 não sobrecarrega tanto o computador como o Vista, o que o torna uma opção para netbooks e computadores mais modestos. Claro que computadores antigos que tem 1GB ou menos de memória RAM e processadores de 1GHz ou inferiores não irão acomodar bem este sistema. Para saber se seu PC roda o Windows 7, a Microsoft disponibiliza um programa chamado Windows 7 Upgrade Advisor.  
3. Se você pensa em trocar de PC, a hora é agora – O lançamento de um sistema do porte do Windows 7 aquece bastante o mercado de computadores (tanto desktops quanto notebooks). Os fabricantes realizam diversas promoções para alavancar as vendas, o que pode derrubar os preços e favorecer quem quer trocar de PC. 

4. Tela sensível ao toque – O Windows 7 está preparado para telas sensíveis ao toque com opção de multitoque. O recurso amplamente difundido pelo iPhone, com o qual é possível, por exemplo, expandir uma imagem arrastando simultaneamente duas pontas. O Touch Pack para Windows 7 é um conjunto de aplicativos e jogos para usar este recurso. Eu destaco o Microsoft Surface Collage que é um aplicativo para organizar e redimensionar fotos. Com ele é possível montar slide shows de fotos e também criar papeis de parede personalizados. As funcionalidades da aplicação em si não são novidades, mas o fato de ser feita para usar uma tela sensível a múltiplos toques a torna diferenciada.  

Foto: Divulgação

Tela sensível ao toque facilita o uso de programas como o Microsoft Surface Collage. (Foto: Divulgação)

5. Atalhos são sempre bem-vindos – Muitos, como eu, gostam de atalhos no teclado para desempenhar funções básicas no sistema operacional. O Windows 7 mantém atalhos que melhoram a experiência do usuário. Um simples toque na tecla do Windows e surte o efeito de clicar no botão iniciar. Basta digitar partes do nome de um programa que o sistema filtra dentre os programas instalados quais programas têm aquela sequência de letras. Outro recurso interessante: os documentos recentes por aplicativo. O menu iniciar mostra os últimos aplicativos executados e logo ao lado uma seta apontando os documentos abertos recentemente.  

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Documentos recentes e opções personalizadas a cada programa. Uma boa novidade do Windows 7. (Foto: Reprodução)

Outra funcionalidade do botão do Windows é a possibilidade de executar rapidamente os programas que ficam ao lado do botão iniciar. Esta barra substitui a antiga barra de inicialização rápida, mas tem a mesma finalidade. Teclando o símbolo do Windows mais um número de 1 a 0 é possível abrir os programas ali dispostos. A ordem dos números é a mesma dos programas. Repare que na imagem ao lado o Win+1 abre o Internet Explorer e assim sucessivamente.

Se quiser dar uma espiadinha rápida na área de trabalho, basta teclar Win+Barra de espaço. As janelas irão ficar translúcidas (com as bordas à vista) e será possível ver a área de trabalho. Ao soltar o botão do Windows as janelas voltam ao normal. 

6. Muitos programas para você – Uma característica marcante do Universo Linux é que as distribuições vêm sempre muito completas. O usuário não precisa baixar nada após instalar o Ubuntu. Isso nem sempre é verdade no mundo Microsoft. Entretanto, o Windows 7 quer começar a mudar esta história. Uma série de aplicativos acompanha o novo sistema operacional e isso é muito bom para os usuários que não precisam se preocupar em baixar programas para atividades básicas. Como exemplo o programa de “postit” chamado Sticky Notes, um programa aprimorado de captura de tela, além de uma versão melhorada do clássico (mas não tão bom) Paint.

Sobre Carlos Dantas
Graduado em Redes de Computadores, Atuando na área de Tecnologia - Hardware e Redes. Em processo de crescimento profissional e pessoal, compartilhando conhecimentos, e fazendo das nossas necessidades, as nossar propias experiencias. "A essencia do nosso saber não esta no conhecimento, e sim na necessidade de procura-lo"

Deixe um comentário